Apesar de ainda não ser obrigatória no Brasil, a Educação Infantil é reconhecida como uma das fases mais importantes da vida escolar de uma criança. Quando bem estimulada, a criança consegue avançar em todas as esferas do desenvolvimento, obtendo ganhos na aprendizagem, na sua capacidade motora, na forma de se relacionar e de trabalhar emoções e sentimentos. Tantos são os benefícios que muitos pais ficam apreensivos na hora de escolher uma pré-escola para o seu filho, para clarear um pouco esse momento, veja algumas questões que precisam ser observadas antes da matrícula. Quem sabe, com mais informações, fique menos difícil a escolha.
- Por que é importante matricular meu filho na pré – escola ? Porque a pré-escola é um espaço de trocas, de aprendizagem, de constituição de identidades e de inserção sociocultural. Frequentar pré-escolas pode ajudar as crianças a se desenvolverem nas suas dimensões motora, sensorial, emocional, cognitiva e socioafetiva. De acordo com pesquisas nacionais e internacionais, crianças que frequentam uma Educação Infantil de qualidade obtêm ganhos em todas as áreas do desenvolvimento humano. “Na Educação Infantil a criança está em um espaço que é preparado para a sua educação, sendo estimulada de acordo com a fase do seu desenvolvimento”.
- Como entender a proposta pedagógica da escola ? Esta não é uma missão simples para os pais no processo de escolha da pré-escola, justamente porque exige um conhecimento mais específico de conceitos pedagógicos. Fazer uma pesquisa prévia e pedir explicações para a coordenação pedagógica é um primeiro passo para começar a entender esse universo. Ao visitar a escola, peça à direção para conhecer o regimento escolar e a proposta pedagógica. Procure conhecer a filosofia de ensino da escola e o que isso significa. Quais são suas propostas educativas e como a equipe se organiza para cumpri-las? É feito um planejamento? Como a pré-escola trata a questão da alfabetização? Ela pretende alfabetizar? E por quais métodos? “A Educação Infantil é a fase em que a criança está mais aberta para a aprendizagem, por isso a alfabetização tem de ser algo presente no cotidiano”.
- Como deve ser a estrutura da pré – escola ? Eis uma questão central para qualquer pré-escola: o espaço físico oferecido às crianças. Este espaço precisa ser amplo, seguro e com diversidade de ambientes internos e ao ar livre para permitir a realização de diferentes atividades. Além desses detalhes, os pais também precisam ficar atentos às condições de higiene e de limpeza dos ambientes, principalmente do refeitório. Procure saber se as refeições são preparadas lá mesmo e o que costuma ser servido. Para crianças de até três anos é interessante que a escola ofereça ambientes para descanso. Confira se este espaço é tranquilo, limpo e arejado. Preste atenção também à segurança oferecida. “Ao visitar uma escola, procure sentir se aquele é um ambiente onde se aprende, e não apenas recreativo”.
- Que materiais pedagógicos não podem faltar em escolas de Educação Infantil? Não podem faltar materiais simples, mas que ofereçam boas possibilidades de trabalho, como blocos lógicos e outros blocos de encaixe, cantinhos de leitura com gibis e livros ao alcance de todos. Uma sala de vídeo também é bem-vinda em pré-escolas, bem como um laboratório de informática e uma sala de música. Mas lembre-se de que o importante mesmo é a forma como todos esses recursos são usados no dia a dia.
- O que contempla o currículo de uma pré – escola? Nem todas as escolas trabalham da mesma forma, por isso os pais precisam sempre conhecer o projeto político pedagógico (também chamado de proposta pedagógica) de cada escola e ver qual combina mais com a educação que eles esperam para o seu filho. É importante saber é que o MEC traçou diretrizes educacionais com a finalidade de nortear o trabalho das escolas. Segundo essas diretrizes, a Educação Infantil deve trabalhar com linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, artes e música, além da questão da formação pessoal e social (desenvolvimento da identidade e da autonomia).
- A pré – escola deve introduzir um segundo idioma? De preferência, sim. “Quanto mais cedo a criança adquirir uma segunda língua melhor, porque terá mais facilidade para desenvolver um sotaque perfeito e também para aprender outras línguas no futuro”. Mas é preciso tomar cuidado, porque muitas escolas que se autointitulam bilíngues na verdade oferecem apenas um professor de língua. “Para ser bilíngue, uma escola precisa ter aulas nas duas línguas e usá-las rotineiramente”.
- Como deve ser a transmissão de informações entre pais e escola ? A família precisa ter inúmeros canais de comunicação com a escola e o professor. Além das reuniões mensais ou bimestrais e dos relatórios de acompanhamento, os pais podem receber uma agenda diária (algumas escolas chamam de diário) com informações práticas, por exemplo, se a criança tomou o lanche, se dormiu, entre outras informações sobre acontecimentos daquele dia.
- Como a escola trabalha com a criança? Jogos, brincadeiras de roda, atividades com música, sessão de cinema, teatro… todos esses são momentos comuns na rotina da pré-escola, mas não se pode parar por aí. É importante, principalmente com crianças de 4 e 5 anos, que sejam feitos alguns registros com lápis e papel. Neste registro a criança faz tentativas de escrita, desenhos, enfim, ela faz o registro do conhecimento. Todos esses registros precisam ser guardados e reunidos no port-fólio do aluno, que é entregue aos pais ao final do ano. Quando visitar uma escola, peça para ver os registros dos alunos da escola, o que eles têm produzido e com qual intuito. Procure avaliar também se os trabalhos das crianças foram feitos usando diferentes materiais: tintas, giz de cera, caneta, glitter, recortes, cartolina, papel de seda, material reciclável, lantejoula, enfim, se a escola oferece inúmeras possibilidades para atividades artísticas.
- A escola é autorizada? Muitas escolas de Educação Infantil abrem todos os anos no país. Mas será que todas têm a autorização das secretarias municipais de ensino para funcionar? Essa informação precisa estar acessível nas escolas (geralmente na secretaria) mas, na dúvida, você pode consultar a diretoria da educação da região onde você mora. Para ser autorizada a funcionar uma escola precisa estar em dia com sua estrutura, seu espaço, sua proposta pedagógica e seu corpo docente. Lembrando que a Educação Infantil no Brasil (escolas públicas ou privadas) é competência dos municípios.
- Os valores da escola combinam com os da sua família? É importante escolher uma escola que passe os mesmos valores transmitidos pela família. Não se trata de responsabilizar a escola pela formação da moral e do caráter, mas como se sabe que a instituição exerce bastante influência sobre a criança, é bom estar por dentro de algumas de suas filosofias e práticas. Levante algumas questões como: você prefere uma escola mais rígida ou uma que deixe seu filho se expressar mais? Que tipo de reação você espera do professor quando seu filho fizer algo que não está de acordo com as normas? É importante saber como as escolas agem nos momentos amistosos e nos momentos de conflitos. Fique atento a essas questões.