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Evento criado para a interação social dos alunos e uma visão sobre a cultura e comemoração.
Os instrumentos foram criados pelos próprios alunos, no qual os mesmo reciclaram os objetos.
A escola é considerada uma boa instituição de ensino quando possui ambientes espaçosos, limpos, iluminados, arejados, organizados, seguros, mobiliários adequados e conta com uma equipe de funcionários de excelência, preocupada com a formação integral dos educandos.
Quando se trata do sistema de escola integral, se torna necessário o equilíbrio entre o cuidar, o educar e sistematizar o ensino aprendizagem.
Para a tranquilidade dos clientes é necessário que os mesmos, com antecedência, façam uma visita ao ambiente escolar no qual pretendem matricular seu/sua filho (a) e solicite uma entrevista com o responsável pela instituição de ensino para proferir os questionamentos sobre espécie, número e qualidade da prestação de serviços oferecidos pela escola.
Durante o período de adaptação, é importante que os pais avaliem o nível de contentamento do estudante, porém, nessa fase diagnóstica é preciso que as partes envolvidas (pais, educadores e educandos) aguardem o tempo necessário para concluir a avaliação relacionada a instituição; a duração desse período pode variar de acordo com as diferenças de cada família, pois os filhos são o reflexo do convívio no lar.
Traga seu filho e venha nos fazer uma visita aqui na Escola PAÊ , será um prazer atende-los e mostra-los o nosso espaço.
O primeiro dia de aula é um momento especial na vida de qualquer um. Quem, mesmo adulto, não se lembra dos primeiros momentos de aprendizado e vida social? E o nome da primeira professora?
Esse marco na vida é tão, mas tão importante que é difícil segurar a ansiedade, com o coração batendo forte. Alguns garotos e garotas ficam tão ansiosos que não param de falar; outros querem sair correndo; enquanto tem aqueles que ficam tímidos, assustados e até com vontade de chorar.
As reações individuais são diversas , mas logo todos sentem-se confortáveis, após alguns minutos de convivência se enturmam. Afinal, descobrem que podem fazer diversas coisas legais , como brincar e pintar, mas agora em companhia de amiguinhos de sua idade.
Para crianças que ingressam na pré-escola e no ensino fundamental ou que mudaram do colégio com o qual estavam habituados, o primeiro contato sólido e prolongado com a sociedade, fora da convivência dos pais, com a qual estavam acostumados e acabam por descobrir que o ambiente escolar é, sim, muito legal.
Mas, conversando, a gente quebra essa ansiedade e tudo acontece com naturalidade, beleza e alegria. Não é!
Veja as fotos de como foi o primeiro de aula aqui na Escola PAÊ!
Saiba como transformar o começo do ano letivo em um momento prazeroso para seu filho
É muito comum crianças e adolescentes terem dificuldades para entrar no ritmo escolar após passar as longas férias de verão distante do ambiente escolar, seja em casa ou viajando. Mas saiba que, mais do que possível, é muito importante que seu filho comece o ano bem motivado.
Confira abaixo dicas que você pode aproveitar para o seu filho voltar às aulas com gás total!
- Organizar o material escolar e a mochila – Toda criança gosta de organizar o material escolar para a volta às aulas, principalmente se ele for todo renovado. Mas atenção: renovar não significa apenas comprar material novo. Claro que no começo do ano é necessário trocar muita coisa. Mas você pode aproveitar o que já possuía, reparar lápis, estojo e mochila. Essas mudanças já deixam a criança motivada e ansiosa para usar o material, mesmo quando não é recém-saído da loja. Outra ideia é pedir para seu filho escrever nas etiquetas, ele mesmo, todos os seus dados pessoais – como nome, série e disciplina.
- Arrumar o local de estudo – Para ter vontade de estudar, a criança precisa de um local aconchegante. Se ela já tem uma escrivaninha ou uma mesa onde costuma estudar, proponha uma nova organização. Junto com seu filho, esvazie gavetas e arrume tudo novamente. Se o seu filho não tem um cantinho para estudar, é hora de providenciar um. Pode até ser a mesa da sala ou da cozinha, mas o seu filho tem de sentir que aquele espaço é só dele na hora de fazer a lição de casa. É importante que o local tenha uma boa iluminação – seja por luz natural de uma janela, ou artificial, de uma lâmpada – e que a televisão esteja desligada ou bem longe.
- Retomar o que a criança mais gosta na escola – É hora de lembrar seu filho de tudo o que a escola tem de bom. Fale das pessoas que ele mais gosta e irá reencontrar, ajude-o a relembrar os passeios e atividades do outro ano que ele mais gostou. Nos primeiros dias, se possível, chame um ou mais coleguinhas para brincar com seu filho. É uma maneira de estreitar novamente as amizades e de fazer com que seu filho tenha ainda mais vontade de ir para a escola.
- Se a escola for nova, ajudar na readaptação – Se o seu filho está trocando de escola nesse ano, vocês terão um importante período de adaptação. Se necessário, acompanhe-o nos primeiros dias de escola. Se não puder, mande alguém em quem a criança tenha confiança. Não deixe de explicar ao seu filho por que aconteceu a troca e fale sobre tudo o que tem de bom na escola nova. Ele vai ficar curioso para ver todas essas novidades.
- Voltar a rotina gradualmente – Nada de mudanças bruscas. Se o seu filho viu muita televisão nas férias e você quer que ele diminua a quantidade durante o período de aulas, tem de fazer isso aos poucos, pois as crianças sofrem mais com mudanças radicais. Vá diminuindo o tempo diário de TV gradualmente. O mesmo vale para as horas de sono, o horário de acordar, o tempo para brincar… Faça tudo aos poucos, de modo que seu filho não sinta que simplesmente parou de se divertir porque as aulas recomeçaram.
Promoção – Oferta de desconto – Indique um amigo para estudar na Escola PAÊ – Pousadinha Antônio Emílio no Ensino Fundamental (1° ao 4° ano) e ganhe um desconto de 15% na mensalidade escolar durante todo o ano letivo de 2017.
Promoção válida de 23/01/2017 até 03/03/2017.
O que fazer para as crianças que permanecem em Hotel/Escola para curtirem férias divertidas e educativas…
A Escola PAÊ oferece atendimento integral durante o ano todo. Nos períodos de férias escolares organizamos um cronograma de atividades especiais para nossos hóspedes que permanecem ou contratam nossos serviços nos meses de Julho/Dezembro/Janeiro. Pena que, as férias da Escola PAÊ chegaram ao final. Gostaríamos de compartilhar, como nos divertimos durante a Colônia de Férias aqui na PAÊ. Foi maravilhoso poder passar esse tempo dedicado a acolher, a brincar e a ensinar de forma lúdica , procurando desenvolver e proporcionar momentos especiais na vida de nossos estudantes! Já estamos com saudades do nosso movimento de Colônia de Férias e ansiosos para reiniciar as aulas. Porque aqui na PAÊ , aprendemos brincando e brincando aprendemos. Esperamos que na próxima Colônia de Férias , você também venha se divertir com a gente!
Veja as fotos dos melhores momentos :
- Dia do Doce
- Dia do Amigo
- Dia da Beleza
- Dia do Reinado
- Dia do “Balonê”
Entenda essa fase!Seu filho não é mais um bebê. Mas ainda tem uma infância rica pela frente. Ao entrar no Ensino Fundamental 1, antigo primário, ele continuará com tempo para brincar e se divertir. Mas também ganhará mais autonomia e responsabilidade. Aos poucos, deverá se acostumar à rotina de fazer as lições de casa, cuidar de seu material escolar e até começar a se preparar para provas. Os pais têm um papel fundamental nesse período que é o de ajudar os filhos a conquistar a segurança e a confiança necessárias para vivenciar essa nova fase.É como ensinar a andar de bicicleta: os pais continuam por perto, mas é hora de retirar as rodinhas de apoio e deixar que a criança comece a pedalar sozinha.
- VISITE A ESCOLA COM SEU FILHO – A entrada no Fundamental 1 muitas vezes significa mudanças.Vá com seu filho à escola para que ele conheça o futuro ambiente.
- VALORIZE A NOVA FASE QUE SE INICIA – Diga a seu filho que ele está dando um passo importante na sua vida e tem capacidade para se sair muito bem!
- TRANSMITA SEGURANÇA – Seu filho só se sentirá seguro se você estiver confiante também.
- PEÇA QUE ELE SE ESFORCE NA ADAPTAÇÃO – É comum que as crianças queiram voltar à escola antiga. Explique que ele deve fazer um esforço para se adaptar e que mudanças fazem parte da vida.
- CRIE UMA ROTINA PARA A LIÇÃO DE CASA – O dever de casa passa a ser coisa séria. Estabeleça um horário para fazer a lição e verifique se foi realizada.
- DÊ MAIS RESPONSABILIDADES – Estimule a criança a organizar os estudos e a cuidar do material escolar.
- ENSINE QUE BRINCADEIRA TEM HORA – Explique que a partir de agora haverá momentos para estudar e momentos para se divertir. E que é necessário respeitá-los.
- PARTICIPE DA ROTINA DA ESCOLA – Vá às reuniões de pais e procure se informar sobre os conteúdos estudados
e a evolução de seu filho. - VALORIZE A CULTURA – Vá com seu filho a bibliotecas, museus, exposições. Isso auxilia no processo de aprendizagem e alfabetização.
- NÃO COMPARE – Cada criança tem um ritmo de aprendizagem, não pressione seu filho. O importante é que ele nunca pare de aprender e avance.
Apesar de ainda não ser obrigatória no Brasil, a Educação Infantil é reconhecida como uma das fases mais importantes da vida escolar de uma criança. Quando bem estimulada, a criança consegue avançar em todas as esferas do desenvolvimento, obtendo ganhos na aprendizagem, na sua capacidade motora, na forma de se relacionar e de trabalhar emoções e sentimentos. Tantos são os benefícios que muitos pais ficam apreensivos na hora de escolher uma pré-escola para o seu filho, para clarear um pouco esse momento, veja algumas questões que precisam ser observadas antes da matrícula. Quem sabe, com mais informações, fique menos difícil a escolha.
- Por que é importante matricular meu filho na pré – escola ? Porque a pré-escola é um espaço de trocas, de aprendizagem, de constituição de identidades e de inserção sociocultural. Frequentar pré-escolas pode ajudar as crianças a se desenvolverem nas suas dimensões motora, sensorial, emocional, cognitiva e socioafetiva. De acordo com pesquisas nacionais e internacionais, crianças que frequentam uma Educação Infantil de qualidade obtêm ganhos em todas as áreas do desenvolvimento humano. “Na Educação Infantil a criança está em um espaço que é preparado para a sua educação, sendo estimulada de acordo com a fase do seu desenvolvimento”.
- Como entender a proposta pedagógica da escola ? Esta não é uma missão simples para os pais no processo de escolha da pré-escola, justamente porque exige um conhecimento mais específico de conceitos pedagógicos. Fazer uma pesquisa prévia e pedir explicações para a coordenação pedagógica é um primeiro passo para começar a entender esse universo. Ao visitar a escola, peça à direção para conhecer o regimento escolar e a proposta pedagógica. Procure conhecer a filosofia de ensino da escola e o que isso significa. Quais são suas propostas educativas e como a equipe se organiza para cumpri-las? É feito um planejamento? Como a pré-escola trata a questão da alfabetização? Ela pretende alfabetizar? E por quais métodos? “A Educação Infantil é a fase em que a criança está mais aberta para a aprendizagem, por isso a alfabetização tem de ser algo presente no cotidiano”.
- Como deve ser a estrutura da pré – escola ? Eis uma questão central para qualquer pré-escola: o espaço físico oferecido às crianças. Este espaço precisa ser amplo, seguro e com diversidade de ambientes internos e ao ar livre para permitir a realização de diferentes atividades. Além desses detalhes, os pais também precisam ficar atentos às condições de higiene e de limpeza dos ambientes, principalmente do refeitório. Procure saber se as refeições são preparadas lá mesmo e o que costuma ser servido. Para crianças de até três anos é interessante que a escola ofereça ambientes para descanso. Confira se este espaço é tranquilo, limpo e arejado. Preste atenção também à segurança oferecida. “Ao visitar uma escola, procure sentir se aquele é um ambiente onde se aprende, e não apenas recreativo”.
- Que materiais pedagógicos não podem faltar em escolas de Educação Infantil? Não podem faltar materiais simples, mas que ofereçam boas possibilidades de trabalho, como blocos lógicos e outros blocos de encaixe, cantinhos de leitura com gibis e livros ao alcance de todos. Uma sala de vídeo também é bem-vinda em pré-escolas, bem como um laboratório de informática e uma sala de música. Mas lembre-se de que o importante mesmo é a forma como todos esses recursos são usados no dia a dia.
- O que contempla o currículo de uma pré – escola? Nem todas as escolas trabalham da mesma forma, por isso os pais precisam sempre conhecer o projeto político pedagógico (também chamado de proposta pedagógica) de cada escola e ver qual combina mais com a educação que eles esperam para o seu filho. É importante saber é que o MEC traçou diretrizes educacionais com a finalidade de nortear o trabalho das escolas. Segundo essas diretrizes, a Educação Infantil deve trabalhar com linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, artes e música, além da questão da formação pessoal e social (desenvolvimento da identidade e da autonomia).
- A pré – escola deve introduzir um segundo idioma? De preferência, sim. “Quanto mais cedo a criança adquirir uma segunda língua melhor, porque terá mais facilidade para desenvolver um sotaque perfeito e também para aprender outras línguas no futuro”. Mas é preciso tomar cuidado, porque muitas escolas que se autointitulam bilíngues na verdade oferecem apenas um professor de língua. “Para ser bilíngue, uma escola precisa ter aulas nas duas línguas e usá-las rotineiramente”.
- Como deve ser a transmissão de informações entre pais e escola ? A família precisa ter inúmeros canais de comunicação com a escola e o professor. Além das reuniões mensais ou bimestrais e dos relatórios de acompanhamento, os pais podem receber uma agenda diária (algumas escolas chamam de diário) com informações práticas, por exemplo, se a criança tomou o lanche, se dormiu, entre outras informações sobre acontecimentos daquele dia.
- Como a escola trabalha com a criança? Jogos, brincadeiras de roda, atividades com música, sessão de cinema, teatro… todos esses são momentos comuns na rotina da pré-escola, mas não se pode parar por aí. É importante, principalmente com crianças de 4 e 5 anos, que sejam feitos alguns registros com lápis e papel. Neste registro a criança faz tentativas de escrita, desenhos, enfim, ela faz o registro do conhecimento. Todos esses registros precisam ser guardados e reunidos no port-fólio do aluno, que é entregue aos pais ao final do ano. Quando visitar uma escola, peça para ver os registros dos alunos da escola, o que eles têm produzido e com qual intuito. Procure avaliar também se os trabalhos das crianças foram feitos usando diferentes materiais: tintas, giz de cera, caneta, glitter, recortes, cartolina, papel de seda, material reciclável, lantejoula, enfim, se a escola oferece inúmeras possibilidades para atividades artísticas.
- A escola é autorizada? Muitas escolas de Educação Infantil abrem todos os anos no país. Mas será que todas têm a autorização das secretarias municipais de ensino para funcionar? Essa informação precisa estar acessível nas escolas (geralmente na secretaria) mas, na dúvida, você pode consultar a diretoria da educação da região onde você mora. Para ser autorizada a funcionar uma escola precisa estar em dia com sua estrutura, seu espaço, sua proposta pedagógica e seu corpo docente. Lembrando que a Educação Infantil no Brasil (escolas públicas ou privadas) é competência dos municípios.
- Os valores da escola combinam com os da sua família? É importante escolher uma escola que passe os mesmos valores transmitidos pela família. Não se trata de responsabilizar a escola pela formação da moral e do caráter, mas como se sabe que a instituição exerce bastante influência sobre a criança, é bom estar por dentro de algumas de suas filosofias e práticas. Levante algumas questões como: você prefere uma escola mais rígida ou uma que deixe seu filho se expressar mais? Que tipo de reação você espera do professor quando seu filho fizer algo que não está de acordo com as normas? É importante saber como as escolas agem nos momentos amistosos e nos momentos de conflitos. Fique atento a essas questões.
O berçário da Escola Pousadinha PAÊ foi idealizado para desenvolver harmonicamente os aspectos físicos do bebê, respeitando sua maturidade emocional. O objetivo é desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento. Trabalhamos a estimulação tátil, visual, verbal, bem como o incentivo a movimentos como o arrastar, engatinhar e a manipulação / exploração de objetos que se faz presente no dia a dia dos bebês. A equipe do berçário é formada por profissionais capacitados para o desenvolvimento dessa faixa etária. Com um olhar focado, desenvolvemos os bebês para a próxima etapa da sua vida.
Veja a seguir elementos essenciais de um bom berçário:
- Espaços diversificados – Espaços diversificados para a criança repousar, brincar, se alimentar e ter contato com outras crianças. A ideia de confinamento e tranqüilidade absoluta é ultrapassada. Apenas o local de repouso deve ser resguardado, na medida do possível, para que a criança possa descansar com sossego. O refeitório deve ser separado e muito bem limpo. Além disso, um pátio onde as crianças possam brincar ao ar livre é bem-vindo.
- Brinquedos adequados – Brinquedos adequados para a faixa etária. “De preferência, materiais que desafiem a criança, fazendo-a avançar o desenvolvimento em suas aprendizagens”.
- Socialização – O bebê aprende quando interage com adultos , outras crianças de sua idade e mais velhas.
- Ambiente acolhedor – Ambiente arejado e seguro. O ideal é que haja iluminação natural e decoração atraente, mas que não chegue a ser poluída. Um ambiente bonito é mais acolhedor e estimulante. A presença de espelhos é importante para a construção da identidade. Cuidados com a higienização de todas as áreas são fundamentais.
- Pais presentes – Bom relacionamento com os pais. Deve haver um canal aberto de comunicação entre pais e educadores, que podem compartilhar experiências sobre a criança. Quanto mais a criança for conhecida pelos dois lados envolvidos, melhor.