Entenda essa fase!Seu filho não é mais um bebê. Mas ainda tem uma infância rica pela frente. Ao entrar no Ensino Fundamental 1, antigo primário, ele continuará com tempo para brincar e se divertir. Mas também ganhará mais autonomia e responsabilidade. Aos poucos, deverá se acostumar à rotina de fazer as lições de casa, cuidar de seu material escolar e até começar a se preparar para provas. Os pais têm um papel fundamental nesse período que é o de ajudar os filhos a conquistar a segurança e a confiança necessárias para vivenciar essa nova fase.É como ensinar a andar de bicicleta: os pais continuam por perto, mas é hora de retirar as rodinhas de apoio e deixar que a criança comece a pedalar sozinha.
- VISITE A ESCOLA COM SEU FILHO – A entrada no Fundamental 1 muitas vezes significa mudanças.Vá com seu filho à escola para que ele conheça o futuro ambiente.
- VALORIZE A NOVA FASE QUE SE INICIA – Diga a seu filho que ele está dando um passo importante na sua vida e tem capacidade para se sair muito bem!
- TRANSMITA SEGURANÇA – Seu filho só se sentirá seguro se você estiver confiante também.
- PEÇA QUE ELE SE ESFORCE NA ADAPTAÇÃO – É comum que as crianças queiram voltar à escola antiga. Explique que ele deve fazer um esforço para se adaptar e que mudanças fazem parte da vida.
- CRIE UMA ROTINA PARA A LIÇÃO DE CASA – O dever de casa passa a ser coisa séria. Estabeleça um horário para fazer a lição e verifique se foi realizada.
- DÊ MAIS RESPONSABILIDADES – Estimule a criança a organizar os estudos e a cuidar do material escolar.
- ENSINE QUE BRINCADEIRA TEM HORA – Explique que a partir de agora haverá momentos para estudar e momentos para se divertir. E que é necessário respeitá-los.
- PARTICIPE DA ROTINA DA ESCOLA – Vá às reuniões de pais e procure se informar sobre os conteúdos estudados
e a evolução de seu filho. - VALORIZE A CULTURA – Vá com seu filho a bibliotecas, museus, exposições. Isso auxilia no processo de aprendizagem e alfabetização.
- NÃO COMPARE – Cada criança tem um ritmo de aprendizagem, não pressione seu filho. O importante é que ele nunca pare de aprender e avance.